O Monstro da Lagoa Negra (Creature From the Black Lagoon, 1954)



No começo, Deus criou o céu e a terra, e a terra era vazia e sem forma. Veio então o planeta Terra, recém nascido e esfriando rapidamente de uma temperatura de 6000 graus e umas poucas centenas em menos de cinco bilhões de anos. O calor se eleva, encontra a atmosfera, formam-se as nuvens e a chuva desaba sobre a endurecida superfície por séculos sem conta. Surge o mar revolto, encontra obstáculos, é contido, começa o mistério da vida. Aparecem coisas vivas em infinita variedade e se transformam e atingem a terra, deixando o registro de sua vinda, de sua luta para sobreviver e de seu fim eventual. O registro da vida é escrito na terra onde 50 milhões de anos depois, no âmago da região do Amazonas, o homem ainda tenta decifrá-lo.

Com essa introdução narrada começa o filme “O Monstro da Lagoa Negra” (1954), dirigido por Jack Arnold, o mesmo de clássicos como “Veio do Espaço” (It Came From Outer Space, 53) e “O Incrível Homem Que Encolheu” (The Incredible Shrinking Man, 57). Fotografado em preto e branco, “O Monstro da Lagoa Negra” é considerado um pequeno clássico de horror “B” e que originou mais duas sequências, “Revenge of the Creature” (55) e “The Creature Walks Among Us” (56).
A história passa-se na Amazônia, e era muito comum nos roteiros de ficção científica e horror das décadas de 40 e 50, a utilização dessa enorme e intrigante região desconhecida como tema. Outros filmes importantes como “Delírio de um Sábio” (Dr. Cyclops, 39) e “O Mundo Perdido” (The Lost World, 60) também utilizaram a Amazônia como cenário de seus eventos. Na época, o imenso pulmão verde servia de inspiração para os imaginativos roteiristas, sendo palco de civilizações perdidas, mundos ocultos, animais pré-históricos que sobreviveram ao longo do tempo, laboratórios de cientistas loucos, e todo tipo de mistério que fascina a humanidade.

Um grupo de cientistas está procurando fósseis antigos na região do Rio Amazonas e encontram a pata de uma criatura desconhecida. Eles resolvem então organizar uma pequena expedição e partem à bordo do barco “Rita” à procura de outros vestígios e esqueletos. Viajam até um local chamado de “Lagoa Negra”, devido às águas muito escuras, e encontram uma estranha criatura viva, um ser anfíbio muito parecido com o homem. Considerando a maior descoberta de todos os tempos, os cientistas tentam capturá-lo com vida, e após vários confrontos com o ser, parte da expedição morre. Assim como ocorreu em “King Kong” (33), a criatura também se simpatiza com a única mulher do grupo, a jovem e bela Kay (interpretada por Julia Adams).

As ótimas sequências aquáticas envolvendo as lutas entre os pesquisadores e o monstro anfíbio, interpretado por Ricou Browning (em terra, o papel da criatura era de Ben Chapman, que faleceu em 2008), e criado por Bud Westmore e Jack Keran, são os grandes destaques do filme, além do interessante roteiro baseado em história de Maurice Zimm, criando o “monstro da lagoa negra”, um dos personagens mais importantes da história do horror e que juntou-se à galeria já formada por outros monstros clássicos como o vampiro “Drácula”, a “criatura de Frankenstein”, o “Fantasma da Ópera”, a “Múmia” e o “Lobisomem”, os quais juntos foram responsáveis por dezenas de filmes que aterrorizaram por gerações os fãs do cinema fantástico.
Curiosamente, o ator Whit Bissell, que faz o papel do Dr. Thompson, faria parte mais tarde do elenco fixo da série de TV “O Túnel do Tempo” (The Time Tunnel, 1966), criada por Irwin Allen.

“O Monstro da Lagoa Negra” (Creature From the Black Lagoon, 1954) – avaliação: 8,5 (de 0 a 10)
site: www.bocadoinferno.com.br / blog: www.juvenatrix.blogspot.com (postado em 06/12/05)

O Monstro da Lagoa Negra (Creature From the Black Lagoon, Estados Unidos, 1954). Universal. Preto e Branco. Duração: 78 minutos. Direção de Jack Arnold. Produção de William Alland. Roteiro de Harry Essex & Arthur Ross, baseado em história de Maurice Zimm. Música de Joseph Gershenson. Fotografia de William E. Snyder. Som de Leslie I. Carey & Joe Lapis. Direção de Arte de Bernard Herzbrun & Hilyard Brown. Decoreção de Russell A Gausman & Ray Jeffers. Edição de Ted J. Kent. Assistente de Direção: Fred Frank. Direção das Sequências Aquáticas: James C. Havens. Fotografia Especial: Charles S. Welbourne. Elenco: Richard Denning (como Mark Williams), Richard Carlson (David Reed), Julia Adams (Kay), Antonio Moreno (Carl Maia), Nestor Paiva (Lucas), Whit Bissell (Dr. Thompson), Bernie Gozier (Leo), Henry Escalante (Chico), Ben Chapman (criatura na terra, não creditado), Ricou Browning (criatura na água, não creditado).